Pesquisar este blog

18 de fevereiro de 2010

Pela estrada afora...

Neste último carnaval tive a bela oportunidade de conhecer alguns lugares mais bacanas da serra gaúcha. Com o objetivo principal de pular carnaval com a gringaiada de Nova Bassano e aproveitar o ensejo para visitar os parentes de minha namorada, acabei conhecendo lugares bem interessantes, com belas paisagens naturais que ficam no caminho para esta cidade.


O roteiro previa paradas nas cidades de Veranópolis e Nova Prata a fim de conhecer três locais: a cascata da usina, a cascata dos monges e o mirante de Veranópolis.


A primeira parada foi em Veranópolis, no mirante, em um pouco mais de 140 km de Canoas. Lá eu descobri que o mirante possui duas atrações. A primeira é o restaurante giratório. Trata-se de um restaurante que fica no alto do mirante e a cada duas horas ele completa um giro em torno de seu próprio eixo! Eu achei a idéia genial! Como um almoço, bem tranquilo, dura em média uma hora, logo, a paisagem vista no início do almoço não é a mesma de quando você for pegar a sobremesa. Porém, quando chegamos para entrar no restaurante, descobrimos que além de não haver lugar, pois não havíamos feito reserva, o almoço custava R$ 35,00 por pessoa. Optamos por almoçar no restaurante Farina, que fica logo em frente ao mirante e subimos apenas no mirante para bater algumas fotos, apreciar a paisagem lá de cima e avistar algumas das cidades que circundam Veranópolis (custo para subir no mirante: R$ 5,00/pessoa).


Segunda parada: Cascata dos Monges.


Depois pedir algumas informações para o caixa do restaurante Farina, voltamos, em direção a Porto Alegre para pegar a entrada para a cascata. Um detalhe importante é que a entrada sofre nos primeiros 100 metros uma bifurcação, onde indo para a direita você vaia para a cascata dos monges e para a esquerda você vai para a cascata da usina. Pegando a direita demos de cara com uma porteira onde estava escrito: "Propriedade particular, mantenha a porteira fechada".


Entramos e, logo após um lago, demos de cara em uma paisagem muito bonita, típica da serra gaúcha. Passando este local, encontramos a cascata dos monges. Com cerca de 100 metros de altura e uma visão muito linda. Faltou máquina fotográfica nesta hora de tanta foto que eu tirei!


Terceira parada: Cascata da Usina.

Não muito longe da cachoeira dos monges, existe a entrada para a cachoeira da usina. É impossível visitar somente uma das cachoeiras. Na descida para a cachoeira da usina, que por sinal é muito íngreme, ainda é possível avistar a cachoeira dos monges a uma altura muito inferior a primeira. Outra visão incrível!



A cascata da usina é conhecida por este nome devido a usina hidrelétrica que funcionava no local. Segundo o guia turístico, que por acaso encontramos no local acompanhando um grupo de pessoas, salientou que esta usina era responsável por gerar energia elétrica para um grande número de cidades da serra, tais quais: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Nova Prata, Veranópolis e etc.


Quarta parada: Gruta Selvagem (indígena).


A entrada para a gruta fica cerca de 6 km antes da entrada para as cascatas (sentido Porto alegre => Veranópolis). Cerca de 3 km de chão batido, você encontra uma imagem de São Francisco de Assis, pelo menos eu acho que é ele, e uma escadaria que leva até a entrada da gruta.



Local bastante interessante, típico de filme. Minha namorada não quis entrar devido aos morcegos que começaram a fazer barulho logo que chegamos na entrada da gruta. Bati muitas fotos, mas como entrei sozinho e sem lanterna (muito importante, se você for leve uma lanterna, apesar da gruta ser iluminada as fotos saem melhores), as fotos não ficaram muito boas.

Recomendo a todos que subirem a serra e passarem por Veranópolis visitarem este lugar que é muito bacana. Me arrependo de não ter ido nas águas termais de Nova Prata, choveu muito no carnaval e acabei não podendo ir conferir este lugar que já me disseram que também é muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário