Pesquisar este blog

14 de março de 2012

I see dead people #1

Esta ai uma coisa que nunca vi mochileiro nenhum fazer! Visitar gente morta! Olhando um pouco mais para as minhas fotos percebi que na grande maioria dos lugares pra onde viajo, sempre me deparo em lugares que mantem túmulos como uma espécie de "ponto turístico" do lugar. Obviamente não são túmulos de pessoas comuns que apenas passaram pela face da terra. Mas sim pessoas que de alguma maneira deixaram sua marca na história local.

Resolvi fazer um apanhado das fotos que tirei pelas minhas andanças de pessoas que fazem parte deste seleto grupo de mortos que ainda estão vivos nos livros de história e na cabeça das pessoas por algum motivo.

Gostei tanto da ideia que farei uma sequencia de posts intitulados "I see dead people" somente com estas fotos e procurarei, nas minhas próximas viagens, visitar túmulos de pessoas ilustres que fizeram parte da história local

O primeiro que colocarei é a foto do local onde estão os restos mortais do General Bento Gonçalves que estão localizados na praça Praça Tamandaré em Rio Grande como pode ser visto na foto abaixo.


Na minha viagem por Minas Gerais esbarrei no tumulo de um dos maiores artistas brasileiros cujo qual exerceu muita influência em sua época e deixou o seu nome registrado na história barroca nacional. Mestre Ataíde foi sepultado no chão de uma igreja de Ouro Preto ou Mariana cuja qual agora não lembro o nome.


Outro personagem que me deparei nestas andanças foi Evita Peron no belo Cemitério da Recoleta em Buenos Aires. Diga-se de passagem, este tal cemitério, com belíssimos jazigos, me chamou a atenção pela quantidade de pessoas que mesmo depois de mortas ostentam suas ricas vidas. Vou te dizer que o túmulo de Evita Peron era um dos mais simples que haviam lá!

Brincadeiras a parte, os brasileiros costumavam dizer que este é o melhor lugar de Buenos Aires, pois é o lugar onde mais tem argentino morto. A outra brincadeira que fazem e perguntar a algum argentino onde está o tumulo de Diego Maradona e quando um argentino indagar dizendo que ele não está morto você deve fazer uma cara de triste e se perguntar em voz alta: "Como uma pessoa que cheirou tanta cocaina ainda esta viva?".


O último que publicarei neste post é o grande Artigas! Na verdade eu nem sei que é direito, coloquei o link para o Wikipedia pra quem tiver curiosidade ir atrás. Detalhe é que quando fui para o Uruguai os restos mortais do cara não estavam mais lá. Eles haviam sido removidos para um quartel do exército e o local estava fechado para reformas.

Até a próxima!

5 comentários:

  1. Haa o grande Artigas e seu cavalo! Tem inumeras figuras dele em Montiva, nao eh?
    Alice

    ResponderExcluir
  2. É verdade! É até uma vergonha, pois há imagens do cara em todo o lugar no UY e eu nem me prestei a pesquisar um pouco mais sobre o Artigas. Em Montevidéu, Punta del Diablo e Forte de Santa Tereza é possível esbarrar em algumas estatuas dele.

    ResponderExcluir
  3. Legal! Eu gosto de visitar cemitérios tbm!

    Em Londres, visitei uns escritores, mas nem lembro mais tbm.... :S

    ResponderExcluir
  4. Em Londres sei que tem um lugar, Abadia de Westminster, onde esta Darwin, Isaac Newton e outras personalidades e gostaria muito de visitar. Mas o supra sumo dos cemitérios é o que fica em Paris. Neste você pode visitar os jazigos de Oscar Wilde, Jim Morrison, Chopin e Alan Kardec...

    ResponderExcluir
  5. E olha que interessante (e tétrico ao mesmo tempo) encontrei um blog que trata de coletar informações, imagens e avaliações artísticas sobre os jazigos de pessoas famosas que já não estão entre nós. O blog é http://tumulosfamosos.blogspot.com.br/ e tem bastante material sobre o assunto lá. Só tem uma musiquinha muito chata rolando de fundo e sempre que vc clica em algum link abre um spam. Mas vale a pena dar uma olhada a titulo de curiosidade. Abraço!

    ResponderExcluir