Pesquisar este blog

20 de janeiro de 2013

Cota diária de conhecimento

Um certo tempo atrás li uma das coisas que considerei mais interessante lidas por mim nos últimos tempos. Foi um trecho do livro "O Verdadeiro Poder" de Vicente Falconi. O livro por si só tem o objetivo de chamar a atenção dos empresários para a tal era do conhecimento , esta a qual estamos passando, porém, com um foco em gestão empresarial, abordagem a qual o Falconi ficou conhecido. Hoje decidi postar sobre este assunto lido a cerca de dois anos atrás e dividi-lo junto aos meus amigos e colegas (pessoas que acredito serem os únicos leitores deste blog) a fim de que possamos um dia discuti-lo em uma mesa de bar levemente embriagados.
Apenas a nível de informação, o conhecimento pode ser dividido em dois, são eles: tácito e explicito. A diferença báscia entre eles está na subjetividade. O conhecimento tácito, por exemplo, é extremamente difícil de ser formalizado, ou seja, quase impossível de passa-lo através de manuais, palestras, explicações entre outros. É preciso da vivência. Sua origem grega, tacitus, significa "não expresso por palavras". Já o conhecimento explicito é o tipo contrário ao tácito, ou seja, que é adquirido através de leitura, explicação, modelos e etc.Pois bem, neste livro que li o autor explica que temos uma quantidade máxima de conhecimento que podemos adquirir por dia... isso mesmo! Existe um limite de conhecimento que cada pessoa é capaz de assimilar, logo, se você atingiu a sua "cota diária" não adianta continuar. Vou tentar  explicar o gráfico: Existem duas curvas, uma que demonstra o potencial mental (este que nunca é atingido) e outro da curva real de aquisição de conhecimento. Percebe-se que há momentos da vida em que a aquisição de conhecimento é muito maior, segue um aumento quase que exponencial, e este momento é na infância e pré-adolescência onde começa-se o contato com o mundo e muitas lições são aprendidas.



Postei este assunto porque o acho muito interessante, pretendo retornar nele em outro momento pois aqui estou lidando de maneira muito superficial com um assunto que é muito complexo. Conforme eu for encontrando mais materiais vou postando. Espero que este assunto tenho feito parte da sua "cota diária de conhecimento" hehehehe. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário