Pesquisar este blog

28 de julho de 2013

Dica de Economia #5 (Passagens mais baratas)

Nunca fiz esta conta, mas acredito que cerca de 30% do custo total de uma viagem é despendido na passagem de avião ou no deslocamento. Estou agora no planejamento de uma viagem que vou fazer a Patagônia neste final de ano e com certeza o valor de deslocamento (Porto Alegre => El Calafate => El Chalten => Ushuaia => Porto alegre) será o maior custo que terei, mesmo fazendo acrobacias pra tentar diminuir este impacto financeiro.

O valor da passagem de avião é tão importante para tirar do simples desejo uma viagem e torna-lo uma realidade que monitoro passagens de avião para todos os lugares que desejo ir no curto e médio prazo. Isso que falei sobre o valor da passagem ser de suma importância para concretizar as viagens é tão certo que inicio contando duas experiências que tive onde pude colocar em prática a minha vontade de conhecer lugares bem legais no Brasil que foram fortemente motivados pelo processo de garimpar passagens baratas.

O primeiro foi minha viagem para a o Distrito Federal e Chapada dos Veadeiros. O fato de eu ter "esbarrado" em passagens realmente baratas de Porto Alegre a Brasília fez com que eu antecipasse uma viagem que há muito gostaria de ter feito: Conhecer o Distrito Federal ( e de lambuja visitei lugares incríveis na Chapada dos Veadeiros - GO). Lembro que quando identifiquei as passagens realmente baratas para o Distrito Federal, comuniquei quatro amigos meus, 100% deles responderam confirmado a presença na vigem. E além do mais, um deles ainda levou mais duas pessoas junto, ou seja, foram sete pessoas confirmadas (uma delas comprou a passagem, porém, por forças maiores, não pode ir). Tudo isso porquê? A passagem foi muito barata! Só pra entender, uma passagem Porto Alegre => Brasília custo de R$ 400,00 a R$ 600,00. No caso acabei esbarrando com uma passagem de R$ 200,00 ida e volta no carnaval... é sério!

O segundo caso foi uma viagem para Minas Gerais. Mesma coisa, esbarrei em passagens de ida e volta, em um feriadão, para Belo Horizonte, por apenas R$ 210,00. Não deu outra, fiz a proposta a um amigo e fomos conhecer Ouro Preto. Detalhe importante a ser mencionado, é que compramos a passagem sem março para irmos em setembro, ou seja, com seis meses de antecedência a data da viagem.

Como o objetivo do tópico é apresentar "Dicas de Economia" na prática hehehe vou apresentar a técnica que utilizo para monitorar as passagens de avião. Já mostrei esta técnica para alguns amigos meus e todos eles me dizem: "Então é assim que você consegue passagens baratas!?!?" surpresos com tal simplicidade e eficácia do método.

1º Passo - Você deve ter uma espécie de roadmap das viagens que quer fazer, ou seja, uma lista de lugares que queira visitar antes de morrer. Eu por exemplo, tenho no meu radar estes lugares pra visitar no médio prazo: Bonito, Rio de Janeiro, Córdoba, Santiago, Salvador e etc.

2º Passo - Relacione todos os feriados dentro de um ano (Você pode incluir o seu período de férias também!).

3º Passo - Defina um site de busca de passagens apenas para facilitar a localização de ofertas. No meu caso eu utilizo o Decolar, mas também pode ser utilizado o Submarino Viagens.

4º Passo - Realize a consulta para algum dos lugares que estão no seu roadmap em algum dos feriados que você identificou dentro do ano.

5º Passo - Salve a busca utilizando o Ctrl + D. Esse comando, na maioria dos browsers permite salvar a pagina que você está no favoritos. Sugiro também, criar pastas para organizar as pesquisas de modo a tornar mais fácil a abertura de todas as pesquisas de uma vez só!

6º Passo - Repita os passos 4 e 5 até acabar todas as combinações de lugares e feriados.

Pronto! Você tem uma relação de pesquisas a serem avaliadas na hora de decidir o lugar para ir com o menor preço! 

No início dá um pouco de trabalho, mas compensa na primeira promoção de passagem reduzida que você pegar ;) 


O exemplo que coloquei acima reflete muito bem o que tenho hoje no meu computador. Você pode ver que utilizo esta técnica não só para viagens, mas para compras, pesquisas, blogs que costumo olhar, sites culturais (teatro, casas de show e etc).

2 comentários: