Pesquisar este blog

27 de julho de 2013

Humor Negro

Atualmente estou lendo o que possivelmente é o livro que mais impactou os rumos da biologia (e por que não dizer da religião também). Escrito por Charles Darwin, "A Origem das Espécies" é um clássico absoluto pois trata o assunto da seleção natural de maneira bastante didática, com exemplos bem interessantes sobre esta dinâmica natural a que os seres estão expostos desde a origem de tudo. Recomendo fortemente o livro, inclusive para aqueles que não eram bons alunos em biologia uma vez que as explanações de Darwin não envolvem termos absurdos e sim uma lógica. Baseado em mais de duas décadas de trabalho e sua a viagem pela América Latina com duração de cinco anos, o leitor é convidado a entender o que levou este e outros pesquisadores (sim haviam mais pesquisadores que estavam chegando a mesma conclusão que ele, veja Alfred Russel Wallace) a chegarem nas mesmas conclusões sobre o origem das espécies.


O objetivo deste post na verdade é: (i) indicar a leitura de "A Origem das Espécies" de Charles Darwin e (ii) comentar um evento um tanto quanto inusitado que aconteceu ao ler este livro.

Bem, apesar de ter carro ainda costumo ir ao trabalho utilizando transporte público e para tornar o deslocamento um pouco mais interessante, costumo ler algum dos mais de cem livros que tenho em minha estante. Neste momento, como já mencionei, estou lendo este clássico chamado "A Origem das Espécies" (Já citei o nome do livro acho que umas dez vezes) e ao estar lendo o livro deparei-me com um trecho que me fez passar vergonha dentro da condução. Comecei a rir, de uma história que não é engraçada, e dependendo do senso de humor do ouvinte/leitor não terá a menor graça. Enfim, adianto que tenho realmente um humor negro, gosto de piadas politicamente incorretas ou que tenham algum toque de ironia....

Pra poder entender melhor a mensagem que quero passar ai vai: Eu estava no primeiro capitulo do livro, capitulo este em que Darwin coloca as alterações originadas pelo homem sobre animais domésticos, ou seja, quando o homem deseja "misturar" certas raças com o objetivo de tirar proveito do que cada raça tem a oferecer. Um dos exemplos citados pelo autor é o que ocorre na criação de pombos, quando um animal apresenta uma variação que pode o tornar um diferencial para colecionadores de pombos, estes mesmos colecionadores "forçam" a procriação deste a fim de gerar uma nova espécie, diferente das demais (esta explicação sobre o trecho do livro é minha e posso ter um entendimento talvez que seja errado, mas enfim, continuando...), e explorar a sua utilização. O mesmo acontece com equinos, bovinos e etc. 

Quando Darwin começa a citar o exemplo dos cães domésticos, que também sofreram tais adaptações do homem para ajuda-los na caça e proteção, ele cita uma de suas experiências na Terra do Fogo (Patagônia), um dos lugares onde Darwin passou na América Latina ara realizar suas pesquisas, que exemplifica a importância dos cães nos primórdios dos seres humanos. Abaixo o trecho do livro:

"Caso haja selvagens tão bárbaros que nunca se tenham preocupado com o aprimoramento racial de seus animais domésticos, certamente todo o animal que lhes for útil por esta ou aquela razão será cuidadosamente preservado durante os períodos de fome ou de crise, aos quais os selvagens estão tantas vezes expostos. Nesse caso, esses exemplares assim selecionados deixarão, evidentemente, uma descendência maior que que a dos animais menos dotados, o que caracteriza a existência de um tipo de seleção aleatória realizada inconscientemente. Os selvagens da Terra do Fogo dedicam tão grande valor aos seus domésticos, que preferem, em época de fome, matar e devorar as mulheres velhas, pois as consideram menos uteis que os cães. Por essa atitude vemos o valor que os selvagens atribuem aos seus animais." 

Sim, eu dei algumas risadas dentro do ônibus após ler isto. Pode parecer machismo da minha parte achar graça disto, mas não é! Não sou nenhum um pouco machista, mas sempre que percebo alguma menina mais feminista em um grupo, procuro uma brecha pra contar esta história. Meu intuito não é o de humilhar e sim apenas ver a reação deste tipo de pessoa ao ouvir este tipo de história. Mas enfim, vou continuar lendo o livro, estou no capitulo 7! Caso eu encontre mais trechos como este, postarei aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário